Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

3 participantes

    "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar."

    netcabo
    netcabo


    Número de Mensagens : 1097
    Localização : Porto

    "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar." Empty "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar."

    Mensagem por netcabo Dom Jan 18, 2009 2:49 pm

    Autor: MK24ever

    Este meu tópico já é como um vírus, está em todo o lado.
    Mas tal como os vírus há sempre alguém que ainda não foi infectado, portanto aqui fica.

    *Tópico mais dedicado à PS3, mas funciona de forma parecida com os outros equipamentos Sony PlayStation.

    Ah pois é, infelizmente as avarias não são um exclusivo da Microsoft e até as PS3 de vez em quando dão problemas.

    Quando uma PS3 avaria deves seguir uma série de passos para procederes à resolução dessa situação.

    Em primeiro lugar aconselho verificares bem se a avaria constatada existe de facto, muitas vezes, coisas simples como a tomada eléctrica onde a PS3 está ligada não ter luz poder induzir o utilizador em erro ou outras situações do género.

    Se o problema for a nível de software podes e deves sempre pesquisar na Internet por pessoas com o mesmo problema ou problemas semelhantes, muitas vezes pode tratar-se de um problema pontual devido a um Firmware mais instável, problemas em servidores, problemas na tua ligação à NET entre outros problemas que podem não ser crónicos, ou seja, a resolução deles pode ser simples e rápida, não necessitando da intervenção da assistência técnica., atenção, nunca abras a consola para tentares descobrir o problema ou mesmo por simples curiosidade, isso além de perigoso invalida a garantia da consola e traz-te as devidas consequências desse facto.

    Se o problema não poder ser solucionado de outra forma que não com a assistência técnica então tens que solicitar essa assistência, mas antes disso consulta a politica de devoluções da loja onde adquiriste a consola (se o fizeste à relativamente pouco tempo *1 a 30 dias*, podes ter a sorte de a poder trocar directamente por um equipamento novo ou ser reembolsado se assim o preferires, lojas como a worten e Fnac dão alguns dias para estas situações, mas nunca é muito tempo, portanto não te descuides...

    Se já não tiveres essa opção então...

    A primeira coisa que te vais perguntar é como contactar a assistência técnica e do que precisas, pois bem, eu dou uma ajuda.

    O numero de telefone da Playstation Portugal é o 707 23 23 10.

    Antes de ligares para lá vê se o teu telefone chega perto da consola porque podes ter que fazer alguns testes na consola que te vão ser pedidos pelo técnico, tens também de ter a factura original (talão da compra) em teu poder para dizeres o dia em que a compras-te ou outros dados, o talão é indispensável.

    Caso o técnico da Playstation verifique que o problema não pode ser resolvido telefonicamente através das indicações que vão dando, normalmente a solução fica em enviar a tua consola para uma morada que eles vão indicar para ser arranjada, ou directamente trocada por uma "nova*" após avaliação.
    Se o teu caso for esse, eles vão-te dar todas as indicações de como o deves fazer, mas eu passo já a explicar.

    Deves enviar SÓ a consola, nada de cabos ou comandos ou periféricos ( a não ser que o problema os envolva).

    Deves mandar a consola numa caixa que NÃO a original de preferência e bem acondicionada (se tiveres uma caixa de uma PS2 das primeiras que saíram (das grandes) é mesmo à medida, deves descaracterizar a caixa com papel ou fita-cola para não se perceber do que era a caixa, ou então vais aos CTT e eles vendem caixas de vários tamanhos).

    Aconselho a fazeres backup dos saves de todos os teus jogos e de ficheiros que te interessem pois podes ficar sem nada se vier uma nova* consola ou eles tiverem de apagar/trocar/formatar o disco rígido, podes copiar os teus dados para uma PEN ou um disco rígido USB externo. Os jogos poderás depois fazer download na nova consola sem teres de comprar tudo de novo se mantiveres a tua PSN ID.

    Na caixa deves ter visível a morada do destinatário e a tua morada. Deve constar igualmente, na parte de fora da caixa em sitio visível o numero da avaria (este numero é-te fornecido pelo técnico no telefonema).

    Junto à consola tens de enviar uma folha com todos os teus dados pessoais (nome, morada, telefone, e-mail e nº de contribuinte.) e uma fotocopia do talão da compra.

    No fim de tudo bem fechado e embalado tens de ligar à SEUR (transportadora) e marcar a recolha da tua PS3, o numero da SEUR é 707 50 10 10, podes se preferir e for perto levar a embalagem directamente a uma filial SEUR, (sempre são menos trambolhões que a caixa leva...), a SEUR trabalha com a STOCKUNO (empresa responsável pelo serviço técnico playstation) à muitos anos e saberão encaminhar bem a encomenda. O despacho é Grátis.

    Depois disto resta-te aguardar, o prazo normal é entre 15 a 20 dias úteis, se esse prazo passar podes ligar novamente para a playstation e pedir informações sobre o estado da reparação da tua consola, assim sempre sabes como estão as coisas e diminui a ansiedade.

    E prontos, é tudo!

    Espero que este tutorial ajude muito poucos utilizadores, mas que ajude bem esses muito poucos.

    Se me lembrar de mais algum pormenor eu ponho aqui.

    Nota: Quando ligares para a Playstation tens de o fazer durante a semana das 10:00 às 22:00 e aos sábados das 10:00 às 18:00, podes ter de tentar muita vez até conseguíres ligação.

    Fiquem bem. Very Happy
    PS: Não é preciso pagar nada para despachar a consola pela transportadora, tudo à excepção do telefonema (numero azul) é grátis neste processo todo.

    Curiosidades: As consolas não são enviadas para a Sony mas sim para uma empresa espanhola especializada em promoção/serviço pós venda e logística de produtos, a Stock Uno!

    Na maioria dos casos as consolas são trocadas por aparelhos novos* pois fica mais barato, é mais fácil e mais rápido, a Stockuno limita-se a constatar o estado do produto avariado enviado e procede à sua troca por outro do mesmo modelo, mas não se pense que é "toma lá dá cá"...

    UPDATE 1: O "*" em "consola nova*" deve-se ao facto de que as consolas enviadas por troca da consola avariada enviada não serem literalmente novas!

    Ou seja, a tua PS3 avaria, ligas para lá e eles dizem que te trocam a PS3 por uma nova PS3, mas essa PS3 não é nova (é nova só para ti), hoje liguei para a Sony e confrontei a telefonista com essa situação, ela informou-me que as consolas enviadas em troca da avariada são consolas "reconstruídas" e não novas, ou seja, são consolas que já estiveram avariadas e foram arranjadas, ou com peças novas ou com peças de outras PS3 avariadas. Isto não é matematicamente sempre assim, há casos de as PS3 serem novas, de qualquer forma as consolas vêm impecáveis.

    UPDATE 2: As garantias não são renovadas com os novos* equipamentos, ou seja, se a tua PS3 avariar passado um ano após a compra e tu a mandares para a garantia e eles te enviarem uma nova* PS3, essa PS3 só vai ter o "resto" da garantia da primeira e não uma garantia nova de 2 anos.



    Normalmente a morada de envio das consolas é: (filial em Lisboa)

    Stock Uno
    Lezíria Parque Lote 1
    Polo Industrial do Forte da Casa
    2625-437 Forte da Casa
    Lisboa (Portugal)

    Telefone: 21 798 11 61

    [ACTUALIZADO]
    Ora como o prometido é devido vou finalizar este post, como sabem a minha PS3 já chegou e melhor que nunca.
    Passaram-se 4 semanas e 2 dias desde a fatídica noite em que a minha ex-PS3 se zangou com tudo o que era redondo, espalmado e com 12 cm de diâmetro (a drive óptica foi-se!), mas depois de uns telefonemas à assistência Playstation Portugal eis que chega uma nova PS3 para meu encanto.

    Autor: MK24ever
    Almeida_7
    Almeida_7


    Número de Mensagens : 508
    Localização : Lisbon

    "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar." Empty Re: "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar."

    Mensagem por Almeida_7 Seg Jun 01, 2009 10:17 am

    Pessoal a minha ps3 avariou outra vez ..
    sir_dany12
    sir_dany12


    Número de Mensagens : 505
    Localização : Entre-os-Rios, Porto

    "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar." Empty Re: "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar."

    Mensagem por sir_dany12 Seg Jun 01, 2009 10:39 am

    tas a gozar??
    Almeida_7
    Almeida_7


    Número de Mensagens : 508
    Localização : Lisbon

    "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar." Empty Re: "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar."

    Mensagem por Almeida_7 Sex Jun 05, 2009 2:25 pm

    nop

    Conteúdo patrocinado


    "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar." Empty Re: "O que fazer se a tua PlayStation 3 avariar!, Descrição de todos os passos a tomar."

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom Abr 28, 2024 10:38 pm