O que é o retro gaming:
Como o nome indica ``retro´´ ( do passado,antigo) , ``gaming´´ (jogar), é isso mesmo jogos do passado, há uns
quantos amantes de jogos antigos e de consolas antigas , vou-vos deixar aqui uma pequena cronologia das consolas
pioneiras no mundo que tanto amamos que é o mundo dos videojogos.
1951
(mês desconhecido)
Em Londres, Inglaterra, Ferranti mostra o Nimrod, computador numa exposição. O computador é baseado no Mark 1, e é dedicado a jogar o jogo NIM. Isto torna-o no primeiro computador de jogos do mundo.
Ralph Baer,perito em televisões, sugere a criação de um jogo para jogar na televisão. A idéia é rejeitada como sendo
ridicula.
1958
(mês desconhecido)
Fisico americano Willy Higinbotham cria o jogo Tenis for Two para um osciloscópio.
1961
(mês desconhecido)
Na Universidade de Harvard's Littauer Laboratory, um grupo de estudantes e assistentes começa a escrever
The Spacewar! Jogo com o recém-instalado computador PDP-1 . (Embora este não seja uma consola, Spacewar torna-se o primeiro computador de jogos de vídeo , mais tarde, surge como a primeira máquina comercial autonoma de jogos, Computer Space.)
1962
Abril
The Spacewar! Jogo é completo com o PDP-1, escrito por Steve Russell, Peter Samson, Dan Edwards, e J. Graetz. O jogo consiste em duas pequenas naves espaciais voando em redor de uma tela, disparando uma para a outra , evitando a atração gravitacional da estrela central. Os gráficos vetoriais do ecran que utiliza custam E.U. $ 50000.Jogo para dois jogadores usando joysticks e botões para controlar seus movimentos.
Maio
O Massachussettes Institute of Technology realiza a sua assembleia anual Ciência abertas. The Spacewar! Jogo é mostrado ao público pela primeira vez.
1966
1 setembro
Ralph Baer começa a desenvolver uma idéia para jogar usando um padrão de um monitor de televisão , escrevendo uma descrição de quatro páginas da sua idéia. Dentro de dias, ele tem produzido desenhos esquemáticos de um jogo para dois jogadores , bloc Chase game.
Dezembro
Ralph Baer completa o circuito básico para fazer spots televisivos fazendo os Chase perseguirem uns aos outros. Ele leva a idéia á sua entidade patronal, Sanders Associates, e mostra ao director empresarial da I & D Herb Campman. Campman concorda em iniciar um projecto secreto oficial.
1967
7 maio
Ralph Baer faz os primeiros testes ao seu circuito para um simples jogo bloc Chase com um conjunto padrão de televisão.
(mês desconhecido)
Na Sanders Associates, os trabalhadores continuarão o desenvolvimento do sistema de jogo de video de Ralph Baer. Bob Tremblay constrói um protótipo de sistema; Bill Harrison cria a primeira pistola de luz, e Bill Rusch modifica o Chase para se tornar numa pá e bola .
Setembro
Sanders Associates completa um jogo de hóquei , com uma verdadeira dinâmica do dispositivo apontador.
Novembro
Sanders Associates começa à procura de um comprador do seu jogo de bola e pá para televisão .Empresa de televisão por cabo mostrou interesse, mas não se chegou a tratar.
1968
15 de janeiro
Ralph Baer aplica a patente da sua invenção da primeira consola de jogos para televisão.
1969
(mês desconhecido)
Durante nove meses, Sanders Associates demonstra o seu sistema de videojogos a muitos fabricantes de televisôes, sem sucesso em encontrar um comprador.
Nolan Bushnell começa a adaptação do jogo de video Spacewar! para um sistema regular de hardware arcade, para uma máquina autonoma vídeojogos.
1970
Março
Sanders Associates faz o seu primeiro acordo de licenciamento para a TV videogame, a RCA. (O negócio é cancelado mais tarde.)
(mês desconhecido)
Bill Enders RCA sai para trabalhar como produtor sénior e vice-presidente na Magnavox. Enders trata de uma demonstração do sistema de videojogo na Sanders Associates.
17 de julho
Ralph Baer demonstra o seu sistema de vídeojogo Magnavox. Apesar de uma falta de interesse da maioria dos engenheiros da Magnavox, Bill Enders negocia uma licença exclusiva para fabricar e distribuir o sistema, e sublicenciar as patentes da Sanders Associates sobre a tecnologia.
(mês desconhecido)
Nolan Bushnell completou seu jogo de máquina Computer Space . Um jogador concorre em uma nave espacial contra a máquina controlando discos voadores. Apesar do nome, a máquina não incorpora um computador. Nutting Associates, uma pequena fabricante de jogos arcada , acorda para fazer a construção e comercializá-lo.
Nutting Associates lança o Computer Space operado a moeda (25-avos) , tornando este o primeiro videojogo comercial. (1500 máquinas são feitas, mas o jogo não é popular entre os jogadores. Nolan Bushnell E.U. faz cerca de US $ 500 em royalties.)
1971
3 março
Magnavox assina um acordo exclusivo de licenciamento para a tecnologia de videojogos com Sanders Associates .
(mês desconhecido)
Sanders Associates completou protótipo de cerca de uma dúzia de sistemas de vídeojogod ,que Magnavox mostra aos aos seus distribuidores.
1972
27 de janeiro
Magnavox Odyssey inicia a produção dos sistemas de videojogos. [399]
Fevereiro
Magnavox convida a imprensa de Nova Iorque área vídeo game distribuidores para anunciar a saida dos seus sistemas em março.
Março
Em Tavern-on-the-Green no Central Park, Nova Iorque, Magnavox Odyssey 100 desvenda oficialmente o sistema de vídeojogo, para uso em aparelhos de televisão. O nome "Odisseia" vem do filme 2001: A Space Odyssey. E.U. o preço é de cerca de US $ 100. O sistema inclui hóquei, ténis e jogos de labirinto .
(mês desconhecido)
Nolan Bushnell funda a empresa Syzygy , para desenvolver máquinas de jogo. Ele contrata Al Alcorn, para criar um vídeojogo de condução automóvel.Cada um dos dois investe cerca de US $ 250 na nova empresa. (Bushnell em breve descobre que o nome Syzygy já estava a ser utilizado e renomeia a empresa Atari, que significa "preparar para ser atacado", no jogo japonês Go.)
Na Syzygy (Atari), como projecto para aprendizagem inicial de Al Alcorn, Nolan Bushnell descreve um jogo de ping-pong, e Alcorn desenha-o e constrói-o. O jogo era suposto ser uma experiência para a aprendizagem de distância, mas é considerado suficientemente bom para o mercado segundo Bushnell. O nome vem do sonar Pong como "pongs" que é som que faz quando a bola bate na raquete.
Nolan Bushnell forma a filial Atari no Japão, a Atari Japan.
Nolan Bushnell oferece o jogo Pong à Nutting Associates para distribuição, mas um acordo não é alcançado.
Setembro
Magnavox Odyssey inicia a distibuiçao do Home videogame. O sistema é comercializado no teste de 25 cidades, com 9000 unidades vendidas no sul da Califórnia durante o primeiro mês. Custa 99.95 U.S $, com doze jogos, incluindo Simon Says, futebol, ténis de mesa, ténis, hóquei, e roleta. Uma opcional arma de luz que pode ser usada para um jogo de tiro desportivo. Os jogadores inserem cartões para selecionar os jogos , e tem se anexar folhas de plástico no ecrã da televisão, existindo em 18 polegadas ou maiores dimensões. (100000 unidades são vendidas durante a sua vida útil.)
29 de novembro
Atari distribui o Pong como primeiro jogo stand-alone do mercado. O jogo Pong estreia na CAPP Andy's Tavern, em Sunnyvale, Califórnia. (Cerca de 10000 unidades são vendidas, tornando este o primeiro jogo comercialmente bem sucedidos.)
(mês desconhecido)
Nolan Bushnell vende Atari Japão para Nakamura Manufacturing Company E.U. por US $ 500050.
1973
(mês desconhecido)
Atari Lança uma versão da consola Pong . (100000 unidades são vendidas durante a sua vida útil.)
Midway Manufacturing oferece á Atari uma enorme soma pelos direitos do jogo Pong. Nolan Bushnell aceita. (Midway vende 9000 consolas Pong.
Ano
Transferências de sistemas de vídeo Magnavox Odyssey durante o ano: 100000.
Atari factura U.S. $ 3 milhões com 6000 vendas de máquinas Pong.
1974
(mês desconhecido)
Exidy é fundada por Pete Kaufman, ex-parceiro da Ramtek.
Atari libera o Gran Trak arcade game, o primeiro carro videojogo de corrida controlada por um volante anexa ao gabinete.
Atari contrata seu 40o empregado, Steve Jobs.
Atari introduz o jogo de labirinto Got'cha . O sistema tem duas esferas de borracha sobre o console, que se apertam para controlar jogo.
Setembro
Até o momento, existem cerca de 100000 máquinas operadas por moeda nos E.U.A..
Novembro
A anual covenção Amusement and Music Operators Association é realizada. Atari lança o Tank arcade. Tank é o primeiro jogo a utilizar chips gráficos ROM para armazenar dados.
(mês desconhecido)
Magnavox cessa a produção do sistema de jogo original Odyssey. Cerca de 200000 unidades foram produzidas ao longo do seu ciclo de vida.
1975
(mês desconhecido)
Na Atari, uma versão destinada ao uso caseiro do jogo Tank é modificado de forma que quando um jogador do tanque é atingido e explode, esse jogador recebe um choque elétrico. O departamento jurídico não permite que a versão seja lançado. (porque será? mãe fritei o mano)...
Sears, Roebuck & Company começa a vender a consola do Pong , para uso em aparelhos de televisão. O sistema foi feito pela Atari, ao abrigo de um contrato para produzir 150000 unidades. Com um preço de U.S. $ 98,50.
Magnavox Odyssey 4000 desenvolve o sistema de jogo que usa em larga escala chips (LSI) semicondutores. O sistema inclui os jogos basquetebol, hóquei, ténis, futebol, gridball, e smash. ( cod?)
As vendas de sistemas de videojogos para o ano: US $ 250 milhões.
Como o nome indica ``retro´´ ( do passado,antigo) , ``gaming´´ (jogar), é isso mesmo jogos do passado, há uns
quantos amantes de jogos antigos e de consolas antigas , vou-vos deixar aqui uma pequena cronologia das consolas
pioneiras no mundo que tanto amamos que é o mundo dos videojogos.
1951
(mês desconhecido)
Em Londres, Inglaterra, Ferranti mostra o Nimrod, computador numa exposição. O computador é baseado no Mark 1, e é dedicado a jogar o jogo NIM. Isto torna-o no primeiro computador de jogos do mundo.
Ralph Baer,perito em televisões, sugere a criação de um jogo para jogar na televisão. A idéia é rejeitada como sendo
ridicula.
1958
(mês desconhecido)
Fisico americano Willy Higinbotham cria o jogo Tenis for Two para um osciloscópio.
1961
(mês desconhecido)
Na Universidade de Harvard's Littauer Laboratory, um grupo de estudantes e assistentes começa a escrever
The Spacewar! Jogo com o recém-instalado computador PDP-1 . (Embora este não seja uma consola, Spacewar torna-se o primeiro computador de jogos de vídeo , mais tarde, surge como a primeira máquina comercial autonoma de jogos, Computer Space.)
1962
Abril
The Spacewar! Jogo é completo com o PDP-1, escrito por Steve Russell, Peter Samson, Dan Edwards, e J. Graetz. O jogo consiste em duas pequenas naves espaciais voando em redor de uma tela, disparando uma para a outra , evitando a atração gravitacional da estrela central. Os gráficos vetoriais do ecran que utiliza custam E.U. $ 50000.Jogo para dois jogadores usando joysticks e botões para controlar seus movimentos.
Maio
O Massachussettes Institute of Technology realiza a sua assembleia anual Ciência abertas. The Spacewar! Jogo é mostrado ao público pela primeira vez.
1966
1 setembro
Ralph Baer começa a desenvolver uma idéia para jogar usando um padrão de um monitor de televisão , escrevendo uma descrição de quatro páginas da sua idéia. Dentro de dias, ele tem produzido desenhos esquemáticos de um jogo para dois jogadores , bloc Chase game.
Dezembro
Ralph Baer completa o circuito básico para fazer spots televisivos fazendo os Chase perseguirem uns aos outros. Ele leva a idéia á sua entidade patronal, Sanders Associates, e mostra ao director empresarial da I & D Herb Campman. Campman concorda em iniciar um projecto secreto oficial.
1967
7 maio
Ralph Baer faz os primeiros testes ao seu circuito para um simples jogo bloc Chase com um conjunto padrão de televisão.
(mês desconhecido)
Na Sanders Associates, os trabalhadores continuarão o desenvolvimento do sistema de jogo de video de Ralph Baer. Bob Tremblay constrói um protótipo de sistema; Bill Harrison cria a primeira pistola de luz, e Bill Rusch modifica o Chase para se tornar numa pá e bola .
Setembro
Sanders Associates completa um jogo de hóquei , com uma verdadeira dinâmica do dispositivo apontador.
Novembro
Sanders Associates começa à procura de um comprador do seu jogo de bola e pá para televisão .Empresa de televisão por cabo mostrou interesse, mas não se chegou a tratar.
1968
15 de janeiro
Ralph Baer aplica a patente da sua invenção da primeira consola de jogos para televisão.
1969
(mês desconhecido)
Durante nove meses, Sanders Associates demonstra o seu sistema de videojogos a muitos fabricantes de televisôes, sem sucesso em encontrar um comprador.
Nolan Bushnell começa a adaptação do jogo de video Spacewar! para um sistema regular de hardware arcade, para uma máquina autonoma vídeojogos.
1970
Março
Sanders Associates faz o seu primeiro acordo de licenciamento para a TV videogame, a RCA. (O negócio é cancelado mais tarde.)
(mês desconhecido)
Bill Enders RCA sai para trabalhar como produtor sénior e vice-presidente na Magnavox. Enders trata de uma demonstração do sistema de videojogo na Sanders Associates.
17 de julho
Ralph Baer demonstra o seu sistema de vídeojogo Magnavox. Apesar de uma falta de interesse da maioria dos engenheiros da Magnavox, Bill Enders negocia uma licença exclusiva para fabricar e distribuir o sistema, e sublicenciar as patentes da Sanders Associates sobre a tecnologia.
(mês desconhecido)
Nolan Bushnell completou seu jogo de máquina Computer Space . Um jogador concorre em uma nave espacial contra a máquina controlando discos voadores. Apesar do nome, a máquina não incorpora um computador. Nutting Associates, uma pequena fabricante de jogos arcada , acorda para fazer a construção e comercializá-lo.
Nutting Associates lança o Computer Space operado a moeda (25-avos) , tornando este o primeiro videojogo comercial. (1500 máquinas são feitas, mas o jogo não é popular entre os jogadores. Nolan Bushnell E.U. faz cerca de US $ 500 em royalties.)
1971
3 março
Magnavox assina um acordo exclusivo de licenciamento para a tecnologia de videojogos com Sanders Associates .
(mês desconhecido)
Sanders Associates completou protótipo de cerca de uma dúzia de sistemas de vídeojogod ,que Magnavox mostra aos aos seus distribuidores.
1972
27 de janeiro
Magnavox Odyssey inicia a produção dos sistemas de videojogos. [399]
Fevereiro
Magnavox convida a imprensa de Nova Iorque área vídeo game distribuidores para anunciar a saida dos seus sistemas em março.
Março
Em Tavern-on-the-Green no Central Park, Nova Iorque, Magnavox Odyssey 100 desvenda oficialmente o sistema de vídeojogo, para uso em aparelhos de televisão. O nome "Odisseia" vem do filme 2001: A Space Odyssey. E.U. o preço é de cerca de US $ 100. O sistema inclui hóquei, ténis e jogos de labirinto .
(mês desconhecido)
Nolan Bushnell funda a empresa Syzygy , para desenvolver máquinas de jogo. Ele contrata Al Alcorn, para criar um vídeojogo de condução automóvel.Cada um dos dois investe cerca de US $ 250 na nova empresa. (Bushnell em breve descobre que o nome Syzygy já estava a ser utilizado e renomeia a empresa Atari, que significa "preparar para ser atacado", no jogo japonês Go.)
Na Syzygy (Atari), como projecto para aprendizagem inicial de Al Alcorn, Nolan Bushnell descreve um jogo de ping-pong, e Alcorn desenha-o e constrói-o. O jogo era suposto ser uma experiência para a aprendizagem de distância, mas é considerado suficientemente bom para o mercado segundo Bushnell. O nome vem do sonar Pong como "pongs" que é som que faz quando a bola bate na raquete.
Nolan Bushnell forma a filial Atari no Japão, a Atari Japan.
Nolan Bushnell oferece o jogo Pong à Nutting Associates para distribuição, mas um acordo não é alcançado.
Setembro
Magnavox Odyssey inicia a distibuiçao do Home videogame. O sistema é comercializado no teste de 25 cidades, com 9000 unidades vendidas no sul da Califórnia durante o primeiro mês. Custa 99.95 U.S $, com doze jogos, incluindo Simon Says, futebol, ténis de mesa, ténis, hóquei, e roleta. Uma opcional arma de luz que pode ser usada para um jogo de tiro desportivo. Os jogadores inserem cartões para selecionar os jogos , e tem se anexar folhas de plástico no ecrã da televisão, existindo em 18 polegadas ou maiores dimensões. (100000 unidades são vendidas durante a sua vida útil.)
29 de novembro
Atari distribui o Pong como primeiro jogo stand-alone do mercado. O jogo Pong estreia na CAPP Andy's Tavern, em Sunnyvale, Califórnia. (Cerca de 10000 unidades são vendidas, tornando este o primeiro jogo comercialmente bem sucedidos.)
(mês desconhecido)
Nolan Bushnell vende Atari Japão para Nakamura Manufacturing Company E.U. por US $ 500050.
1973
(mês desconhecido)
Atari Lança uma versão da consola Pong . (100000 unidades são vendidas durante a sua vida útil.)
Midway Manufacturing oferece á Atari uma enorme soma pelos direitos do jogo Pong. Nolan Bushnell aceita. (Midway vende 9000 consolas Pong.
Ano
Transferências de sistemas de vídeo Magnavox Odyssey durante o ano: 100000.
Atari factura U.S. $ 3 milhões com 6000 vendas de máquinas Pong.
1974
(mês desconhecido)
Exidy é fundada por Pete Kaufman, ex-parceiro da Ramtek.
Atari libera o Gran Trak arcade game, o primeiro carro videojogo de corrida controlada por um volante anexa ao gabinete.
Atari contrata seu 40o empregado, Steve Jobs.
Atari introduz o jogo de labirinto Got'cha . O sistema tem duas esferas de borracha sobre o console, que se apertam para controlar jogo.
Setembro
Até o momento, existem cerca de 100000 máquinas operadas por moeda nos E.U.A..
Novembro
A anual covenção Amusement and Music Operators Association é realizada. Atari lança o Tank arcade. Tank é o primeiro jogo a utilizar chips gráficos ROM para armazenar dados.
(mês desconhecido)
Magnavox cessa a produção do sistema de jogo original Odyssey. Cerca de 200000 unidades foram produzidas ao longo do seu ciclo de vida.
1975
(mês desconhecido)
Na Atari, uma versão destinada ao uso caseiro do jogo Tank é modificado de forma que quando um jogador do tanque é atingido e explode, esse jogador recebe um choque elétrico. O departamento jurídico não permite que a versão seja lançado. (porque será? mãe fritei o mano)...
Sears, Roebuck & Company começa a vender a consola do Pong , para uso em aparelhos de televisão. O sistema foi feito pela Atari, ao abrigo de um contrato para produzir 150000 unidades. Com um preço de U.S. $ 98,50.
Magnavox Odyssey 4000 desenvolve o sistema de jogo que usa em larga escala chips (LSI) semicondutores. O sistema inclui os jogos basquetebol, hóquei, ténis, futebol, gridball, e smash. ( cod?)
As vendas de sistemas de videojogos para o ano: US $ 250 milhões.